A Secretaria Estadual de Saúde do Estado, através da Diretoria de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS) e da Coordenação de Vigilância Ambiental , estão coordenando o Curso de Serpentes e Ofidismo, que será realizado nos dias 5, 6 e 8 de março, na Universidade Federal do Piauí. A abertura acontece às 8h e o curso será ministrado pelas biólogas Tânia Kobler Brazil e Luciana Casais, da Universidade Federal da Bahia. O curso é dirigido a profissionais de Saúde do Estado e tem como objetivo geral, capacitar e complementar a formação destes profissionais em relação aos problemas de ofidismo no Brasil. Estima-se que uma média de 20 mil pessoas por ano no Brasil sofrem este tipo de acidente, segundo dados do Ministério da Saúde, sendo que nem a comunidade, nem os serviços especializados acham-se preparados para o enfrentamento dessa situação de agravo, com exceção dos postos de serviços e hospitais do Sudeste do país. Durante o curso, os participantes vão poder reconhecer as espécies de serpentes que podem causar acidentes no homem, identificar as ações do veneno ofídicos em relação a sintomatologia do envenenamento e reconhecer os aspectos epidemiológicos que envolvem os acidentes por serpentes e seu tratamento, treinar métodos de captura, manejo, acondicionamento e transporte destes animais para Instituições científicas ou para a confecção de coleções de referência, e, conhecer medidas de profilaxia e controle de serpentes em áreas degradadas, como também métodos para evitar o acidente. O curso de extensão universitária está sendo oferecido pelo Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia, Departamento de Zoologia, Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia, com apoio da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Piauí. (L.M.)