Na abertura do V Fórum Estadual para Inclusão da Pessoa Portadora de Deficiência, realizado em Água Branca, hoje, a coordenadora geral do Ceid e primeira-dama do Estado, Rejane Dias, anunciou como positiva a implantaçao do teste do pezinho, que será feita em breve pelo Laboratório Central. "Esta é uma vitória que a coordenadoria teve para ajudar na prevenção de deficiências. Dentro de pouco tempo começará a ser realizado em todos os municípios a coleta do teste do pezinho.Os mesmos serão encaminhados ao Lacen (Laboratório Central do Estado) e teremos a capacidade de prevenir muitos problemas. Outra boa notícia é que profissionais da área de saúde receberao treinamento para trabalhar na prevenção e acompanhamento de deficiências", disse Rejane Dias
Além disso, a coordenadora frisou a parceria que a CEID tem feito com a Secretaria Estadual da Saúde, que tem proporcionado ganhos para a populaçao."Nós (CEID) ganhamos oito kits de reanimação neonatal, que foram doados pela ajuda humanitária da igreja dos mórmons. Cada kit desse custa pelo menos R$ 8 mil. É uma ajuda muito importante”, ressalta.
O Secretário Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, ressaltou que a parceria firmada com o CEID visa a melhoria na qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência. “A Secretaria se coloca como parceira da CEID porque entende que é um dever, e não um favor, do Estado dá acompanhamento aos portadores de deficiências”, comenou o secretário.
Bruno Figueiredo ressaltou a importância da realização destes fóruns para o Estado. “Estes fóruns são importantes porque além de discutir questões importantes no contexto da pessoa portadora de deficiência, anunciam as ações concretas que estão sendo realizadas em prol destas pessoas”, destacou.