Drante todo o dia de amanhã, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) preparou uma homenagem especial para as mulheres que são doadoras de sangue ou que se dirigirem ao centro para doar sangue pela primeira vez. É que cada uma dessas mulheres receberá uma rosa, que também será dada a todas as servidoras do centro.
De acordo com a diretora do Hemopi, Lúcia Brasil, a mulher tem conseguido muitas conquistas ao longo da história e portanto merece ser homenageada. "A homenagem deveria se estender a todos os dias do ano, pela contribuição da mulher para a sociedade", ressalta.
A diretora ressalta que o Hemopi é ciente da força da mulher e, por isso, pretende tê-la como parceira, informando-a e estimulando-a a doar sangue. "Os dados mostram que o percentual de mulheres doadoras de sangue no centro não chega a 20%, ou seja, ainda é baixo. Certamente isso ocorre não por medo das mulheres, mas por outros fatores como a falta de informação, por
exemplo", comenta Lúcia.
Lúcia destaca que o Hemopi e a população do Estado que dependem de sangue para fazer qualquer tratamento de saúde, precisam do apoio das mulheres de todo o Piauí. "A doação feminina de sabgue (e outros órgãos) é muito importante para todos", diz a coordenadora.