A comunidade do município de Santa Cruz dos Milagres assinou, no último sábado, o termo de adesão ao Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural do Piauí (Prosar), desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde, com apoio do banco alemão KFW.
O Secretário Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, afirma que a Secretaria dá total apoio ao programa por ele ser um programa eficiente. “O Prosar é um programa extremamente importante para o Piauí, uma vez que leva sistemas de abastecimento d’água e saneamento básico às comunidades que não têm acesso,
garantindo que a população se torne cada vez mais saudável”, destaca Bruno.
De acordo com o coordenador do Prosar, José Hamilton Campelo, para que o programa fosse implantado em Santa Cruz dos Milagres era preciso que pelo menos um membro de cada residência assinasse o termo de adesão ao programa. “A gente precisava que apenas 320 pessoas assinassem o termo para que o projeto começasse a ser desenvolvido aqui no município, mas, para nossa surpresa, conseguimos cerca de 583 assinaturas”, disse Hamilton.
Segundo o coordenador, ainda esta semana uma equipe de engenheiros do Prosar deve chegar em Santa Cruz dos Milagres para fazer um levantamento topográfico da região e também será formada uma associação comunitária que irá acompanhar todos os trabalhos realizados através do programa.
Hamilton ressalta que o município de Santa Cruz dos Milagres concentrará o maior investimento do Prosar no Estado devido a quantidade de domicílios (890) que serão beneficiados. Serão investidos cerca de R$ 1.617.848,51 na construção de sistemas de abastecimento D’água e de Esgotamento Sanitários
no município.
Este ano, o coordenador comenta que a meta do programa é atingir 30 localidades de vários municípios. Até agora, o projeto já foi executado em 10 municípios do semi-árido piauiense, totalizando mais de 15 localidades beneficiadas com suas ações. “Onde o Prosar trabalha contempla a população com duas ações: água potável e saneamento básico”, destaca Hamilton.