Imagine você comprar uma cortina para banheiro feita de frascos e scalp de soros e tampas de medicamentos e bonecos produzidos com material hospitalar. Durante esta semana o Hospital Getúlio Vargas está promovendo uma exposição de artesanato confeccionado pelas funcionárias do órgão. O evento faz parte das comemorações da Semana da Mulher, aberta na última segunda-feira, no pátio interno do HGV.
A iniciativa faz parte do Programa de Humanização da Assistência hospitalar realizada pelo Setor de Gestão de Pessoas e Serviço Social. A supervisora de Gestão de Pessoas, Tânia Melo, disse que a exposição é importante como forma de valorizar os talentos das mulheres que trabalham no HGV, como é o caso de Maria Cantuária, que trabalha no hospital há 15 anos e utiliza o lixo hospitalar, como frascos de medicamentos, tampas e outros materiais de plásticos para produzir cortinas para banheiros, tiaras para cabelos e bonecos.
Segundo Cantuária, a descoberta surgiu desde que se encantou pelos coloridos dos frascos de medicamentos. “Descobri que poderia aproveitar as tampas coloridas dos medicamentos que iam para o lixo, confeccionando objetos de artesanato”, disse.
Maria da Luz, funcionária do HGV há 16 anos, também considera a iniciativa como sendo uma oportunidade para melhorar a renda familiar. “Estou aproveitando para divulgar o meu trabalho e ganhar mais um pouquinho”, ressaltou D. Da Luz.
Amanhã, além da exposição, está prevista a apresentação de filmes para as funcionárias e pacientes internadas no hospital e na sexta-feira será realizado o Dia da beleza, com promoção de cortes de cabelos, aproveitando também as cabeleireiras que trabalham no HGV.