Acontece nesta quinta-feira, às 9h, no Hospital Universitário, na Universidade Federal do Piauí, a assinatura do convênio entre a Secretaria Estadual da Saúde e Ufpi que irá viabilizar a abertura do Hospital Universitário.
Para a maioria da população do estado do Piauí a abertura do Hospital Universitário é um sonho, uma vez que há cerca de 15 anos começava a construção do hospital e nenhum governo havia dado a atenção merecida ao mesmo.
Para o Secretário Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, a assinatura do termo de cooperação, no qual o estado se compromete em repassar R$ 60 mil mensais ao hospital, reafirma o compromisso do governo do Piauí em oferecer um sistema de saúde cada vez mais acessível à população. “O governador Wellington Dias tem mostrado um esforço contínuo em questões que envolvem a área da saúde no Estado. No caso do Hospital Universitário, esta é uma demanda que já vem de muito tempo e que a gente não podia deixar do jeito que estava”, afirma.
Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Universitários da Ufpi, Antonio Nascimento, a abertura do HU trará muitos benefícios para a comunidade acadêmica, uma vez que o hospital funcionará como hospital-escola. “O hospital irá facilitar a vida tanto da comunidade como dos nossos acadêmicos, que não precisarão se deslocar mais da Universidade para fazer pesquisas e trabalhos acadêmicos em outros hospitais do Estado”, afirma.
Vale destacar que o atendimento do Hospital Universitário será feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que o hospital irá oferecer serviços na área de clínica médica, cirurgia, pediatria, ginecologia e obstetrícia. Além de serviços de odontologia, análise clínica, mamografia, radiologia e ultra-sonografia.
Cerca de 130 servidores das áreas de medicina, enfermagem, nutrição, assistência social e bioquímica, que passaram nos concursos públicos de 2002 realizados pela Ufpi, estarão trabalhando numa estrutura que abriga 40 consultórios, com capacidade para atender até 500 pessoas por dia. Além disso, o hospital abrigará servidores federais do Posto de Atendimento Médico (PAM) do bairro São Cristóvão, que passará a funcionar no Hospital Universitário.