Os profissionais da saúde do estado do Piauí participam, nos dias 25 e 26 deste mês, do Seminário de Vigilância e Atenção à Saúde, que será realizado no Rio Poty Hotel. O evento está sendo organizado pela Coordenação de Epidemiologia da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) e terá como conferencistas vários técnicos do Ministério da Saúde, além de profissionais do Estado. O seminário tem como público-alvo profissionais das Secretarias Municipais de Saúde do Estado, além de gerentes regionais de saúde e diretores de hospitais regionais e técnicos da Secretaria Estadual da Saúde. De acordo com a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Maria Amélia Costa, o objetivo do seminário é sensibilizar os profissionais de saúde no sentido de que eles possam visualizar os pontos considerados críticos da Vigilância à Saúde no Estado. “Uma equipe de técnicos da Secretaria se reuniu e detectou quais eram estes pontos e nós iremos trabalhar cada um deles durante o seminário”, comenta Maria Amélia. Segundo a coordenadora, os pontos considerados mais críticos se referem às doenças como Hepatite, Tuberculose, Calazar e Doenças Sexualmente Transmissíveis, principalmente a Aids. Dentre os conferencistas do evento, estão Expedito Luna, que é coordenador geral do Centro de Vigilância Epidemiológico do Ministério da Saúde, Draúrio Barreira, técnico do Programa de DST / AIDS do Ministério da Saúde, João Eduardo, do Programa Nacional de Hepatites Virais e o médico piauiense Carlos Henrique, diretor do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela. Maria Amélia afirma os profissionais que participarem do seminário de Vigilância e Atenção à Saúde possuirão uma linha de atuação eficaz, visto que foram trabalhados as fragilidades de cada ponto crítico detectado.