Aconteceu hoje, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, a posse dos 94 novos servidores da saúde do Estado. Na oportunidade, o Secretário Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, proferiu palestra sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a palestra, o secretário ressaltou a importância e os princípios do Sistema. “O Sistema Único de Saúde foi criado pela Constituição de 1988 e teve um grande salto com a Lei Orgânica de 90, quando alterou a situação de desigualdade na assistência à saúde da população, tornando obrigatório o atendimento público a qualquer cidadão”, disse Bruno.
O secretário Bruno Figueiredo destacou as conquistas alcançadas pelo Sistema ao longo desses 14 anos. “Tivemos várias conquistas com a implantação do sistema, dentre as quais podemos destacar avanços no controle de doenças como o sarampo, tuberculose e outras, além da redução nas taxas de mortalidade infantil e um aumento na quantidade de leitos nos hospitais”, comentou.
Após a palestra, os servidores receberam seus decretos e puderam esclarecer algumas dúvidas relacionadas ao exercício de suas funções como servidores da Secretaria Estadual da Saúde.
Para Christiany Costa, que foi empossada na função de auxiliar administrativa e irá trabalhar no Hospital Getúlio Vargas, a realização do concurso é uma demanda antiga dos profissionais da área da saúde. “Há muito tempo que a gente esperava um concurso na área da saúde, tendo em vista que só através do concurso é que qualquer órgão está munido de profissionais capacitados para exercerem suas funções”, afirmou.
É importante frisar que entre os servidores empossados estão médicos, enfermeiros, auditores, auxiliares de enfermagem, auxiliares administrativos e outros, que irão trabalhar em Teresina e em cidades do interior do Estado, como Corrente, Bom Jesus, Picos, São Raimundo Nonato e Parnaíba.
Nesta quinta-feira, às 15h, os servidores participam de uma reunião no auditório do Hospital Getúlio Vargas, onde serão informados sobre os treinamentos pelo quais terão que passar até assumirem seus cargos.