A Secretaria Estadual da Saúde realiza amanhã (quinta-feira) e depois (sexta-feira), a partir das 8h, no Rio Poty Hotel, o Seminário de Vigilância e Atenção à Saúde do Piauí. O evento, que será aberto pelo secretário estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, irá discutir diversos temas e tem como objetivo sensibilizar os profissionais, inclusive secretários de Saúde dos municípios, nos aspectos relacionados à Vigilância Á Saúde no Estado do Piauí.
A Secretaria, através da Diretoria de Unidade de Vigilância e Atenção Á Saúde (DUVAS), da Coordenação de Vigilância à Saúde e com apoio do Ministério da Saúde vão abordar no seminário temas como: A Estruturação, Perspectivas e Desafios da Vigilância à Saúde, Estratégias para a melhoria das coberturas vacinais, Situação e Controle das Hepatites Virais, Perspectivas da Hemovigilância no Estado do Piauí, Política de Educação Permanente à Saúde, entre outros assuntos.
Na sexta-feira, serão abordados os temas: Plano de Eliminação da Hanseníase e Controle da Tuberculose, Laboratório como apoio às Vigilâncias, As experiência de Parnaíba e Piripiri em Vigilância, entre outros temas.
De acordo com a coordenadora de Epidemiologia da Gerência de Vigilância à Saúde, Maria Amélia Oliveira Costa, foi feita uma avaliação da Epidemiologia, em que foram detectados pontos críticos de alguns agravos, como: Vigilância das Hepatites; necessidade de implantação das doenças e agravos não transmissíveis no Estado; problema da Leishmaniose Tegumentar e a necessidade de uma política voltada para o controle do sangue no Estado.
O seminário visa promover ações de maior efetividade de vigilância à Saúde e devem participar do evento os secretários municipais de Saúde, técnicos da Vigilância Epidemiológica dos municípios, gerentes regionais e diretores regionais de Saúde.
Mais informações:
Doutora Maria Amélia Costa: 216-3596 e 216-3605