O Hospital Regional Justino Luz (HRJL), em Picos, já dispõe de uma pré-UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com capacidade para três leitos. A nova Unidade de Cuidados Especiais foi instalada no mês de março deste ano para atender, especialmente, pacientes que necessitam de cuidados especiais ou que estejam em situação de risco. Segundo o diretor administrativo financeiro do hospital, José Venâncio de Sousa, acompanhamento dos pacientes é feito por uma equipe de quatro técnicos em Enfermagem, sob a coordenação da enfermeira Patrícia Albuquerque Martins Rodrigues e médicos do próprio hospital. Além de disponibilizar um atendimento humanizado, a Unidade de Cuidados Especiais do HRJL dispõe de dois monitores cardíacos, além de profissionais habilitados para atendimentos emergenciais que são realizados 24 horas por dia. A direção do Hospital Regional Justino Luz tem dado o apoio necessário para o funcionamento do setor. A expectativa é de que, em breve, o Hospital Regional Justino Luz disponha de uma UTI própria. De acordo com José Venâncio de Sousa, a direção da instituição já encaminhou ofício nesse sentido ao coordenador das Organizações Hospitalares no Estado, Telmo Gomes Mesquita. Ao destacar a importância da unidade, a auxiliar de Enfermagem Maria Natividade dos Santos disse que, após a implantação da pré-UTI, alguns pacientes em estado grave passaram a ser atendidos no próprio hospital, ao invés de serem encaminhados a Teresina. “Aqui fazemos o monitoramento de pacientes em situações especiais. Foi muito importante a instalação desta unidade”, disse.