HGV realiza palestra sobre a importância de lavar as mãos Lavar as mãos é uma forma eficaz e eficiente no combate à infecção

A Higienização das Mãos é o tema da palestra que será proferida pelo médico infectologista e coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Francisco Eugênio, às 10h, desta terça-feira (16). O evento acontecerá no auditório do Hospital e é voltado para todos os profissionais. 

Segundo Francisco Eugênio, embora possa parecer uma atividade simples, o ato de lavar as mãos é capaz de evitar uma série de doenças e a transmissão de infecções, e que todos precisam se conscientizar da importância de lavar as mãos antes e depois de qualquer procedimento.

´´O objetivo é mostrar que lavar as mãos é uma forma eficaz e eficiente no combate à infecção. No ambiente hospitalar, os cuidados devem ser redobrados para se evitar as  infecções hospitalares. Este alerta serve não apenas para os profissionais de saúde, mas também para visitantes e acompanhantes dos pacientes´´, enfatiza o médico.

A importância da lavagem das mãos passou a ser disseminada há 140 anos pelo médico húngaro Ignaz Semmerlweis. Ele descobriu que, com o simples ato de lavar as mãos com solução clorada antes de entrar em contato direto com pacientes, evitava a infecção hospitalar, diminuindo sensivelmente casos de febre puerperal (pós-parto).


Arquivos anexos (1)