Durante a manhã desta quinta-feira (12), a Secretaria de Estado da Saúde promoveu o “Fique Sabendo”, uma ação voltada para a realização gratuita de testes para identificar HIV/Aids, sífilis, hepatites B e C, na Praça da Liberdade, em Teresina. Ao final da ação, foram realizados 200 testes. A atividade teve m como principal objetivo alertar a população da importância de realizar os testes no intuito de prevenir, conscientizar e evitar a transmissão do vírus da Aids e outras doenças.

As pessoas interessadas em realizar o teste, inicialmente recebiam um aconselhamento e preenchiam um formulário, para depois serem encaminhadas para o Centro de Testagem e Aconselhamento do Piaui(CTA), onde é feito o procedimento. “A metodologia é bastante complexa, mas o teste é rápido. Em média, realizamos 80 testes por dia”, disse a coordenadora do CTA, Cristiana Rocha.

Confirmando o resultado, o paciente é encaminhado para Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela ou para o Hospital Lineu, referências no Estado e no município, no tratamento daquelas enfermidades.

Por se tratar de uma questão que envolve a intimidade e vida sexual das pessoas, Cristiana ressalta que a intenção não é julgar, “mas acolher aquelas pessoas que precisam. A luta que temos aqui na Secretaria, contra a epidemia, não é só nossa, mas de todo mundo. A população precisa se conscientizar de que a prevenção vale para todos”.

Além da realização dos testes, a Secretaria, por meio do CTA e a Coordenação Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis, também distribuiu preservativos. Essa ação é permanente, mas nesse período anterior ao carnaval, é intensificado. “O jovem, muitas vezes, fica no imaginário de ‘ah, comigo não acontece. E, infelizmente, nessa época, as pessoas exageram no uso da bebida, esquecem de se prevenir”, frisou.

Os exames são realizados diariamente no CTA, que fica localizado na Rua de 24 de Janeiro, no período da manhã.

 

 


Arquivos anexos (1)