Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
“Blitz do Amor” será realizada no litoral
A ação vai acontecer nos dias 24 a 26 de julho, em Luiz Correia e Barra Grande
A Secretaria de Estado da Saúde vai estar no litoral piauiense levando ações preventivas com a “Blitz do Amor – Quem ama, usa preservativos”. A meta é disponibilizar 5 mil preservativos masculinos e femininos e realizar 500 testes rápidos para detectar HIV, sífilis e hepatite. A ação vai acontecer nos dias 24 a 26 de julho, em Luiz Correia e Barra Grande.
Lançada no dia dos Namorados, a ação realizou em três dias, mais de 600 testes e disponibilizados mais de 7 mil preservativos, em escolas públicas, universidades e no Salipi.
Na Blitz, também serão disponibilizados insumos de prevenção como: preservativos e gel lubrificante. Além disso, uma equipe de aconselhadores vai orientar os turistas que tenham interesse em realizar os testes.
Os dados mais recentes, do ano de 2013, apontam que 550 novos casos foram notificados no Piauí, sendo que 374 foram do sexo masculino e 176, feminino. A faixa etária entre 20 a 49 anos foram as mais atingidas, com 460 casos notificados.
Programação
Sexta-feira e sábado (24 e 25)
8h30 às 12h e 13h às 17h – Shopping de Luiz Correia
Domingo (26)
8h30 às 12h e 13h às 17h – Barra Grande
Atendimento móvel
A Secretaria de Estado da Saúde também vai realizar atendimento móvel nos dias 24 a 26 de julho, nas praias e praças de Luiz Correia. Para isso, serão enviadas três ambulâncias compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas para realizar atendimentos aos turistas e população local.
A ação objetiva facilitar o atendimento as urgências e emergências, assim como auxiliar no transporte de pacientes à rede hospitalar local de forma ágil e eficiente. As ambulâncias estarão entre as praias do Coqueiro, Atalaia e Barra Grande, durante o dia. Já no turno da noite, ficarão concentradas nas praças onde irão ocorrer os eventos.
O atendimento móvel será estendido ao próximo final de semana, dos dias 31 de julho a 2 de agosto.
Por Graciene Nazareno