04/12/2017 - 19h31

Governo propõe lei que trata sobre repasses da saúde para os municípios

Que será do Fundo Estadual diretamente para o Municipal

James Almeida Governo propõe lei que trata sobre repasses da saúde para os municípios

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, apresentou ao presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio, projeto de lei do Governo do Estado que trata sobre a modalidade de repasses do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde. O secretário esteve nesta segunda, 4, na Alepi, onde apresentou os benefícios que a alteração da lei, que é de 1982, vai ensejar à população.

O projeto de lei faz uma reformulação no Fundo Estadual de Saúde, dando maior agilidade e melhores condições no financiamento da Saúde no Estado Piauí. “Um dos pontos relevantes é possibilidade de descentralização de recurso do fundo, como, por exemplo, emendas parlamentares impositivas serem transferidas para os municípios por transferências fundo a fundo. Ao invés de ser um procedimento extremamente burocratizado do convênio ou qualquer outro instrumento congênere, a transferência se dará por meio de transferência fundo a fundo, do Fundo Estadual para os Fundos Municipais de Saúde”, afirmou Florentino Neto.

Ele explica ainda que, com a alteração da lei, será dada maior celeridade nas transferências financeiras do Estado para os municípios, nos recursos para Atenção Básica, hospitais de pequeno porte e unidades mistas de saúde.

Com a aprovação do projeto de lei estadual, o Estado adequa-se à lei complementar federal nº 141/2012, dando maior agilidade nos repasses fundo a fundo, medida já adotada em vários estados da federação, afirma René Santos, coordenador do Conselho Nacional de Secretários de Saúde(CONASS) .

O secretário Florentino reforça o benefício à população, já que “melhora o desempenho dos programas da secretaria estadual de Saúde, assim como para os municípios, que passam a desenvolver as atividades nos seus territórios com mais agilidade”.

Por Graciene Nazareno

22/05/2018 as 12:14h

Piauí confirma 37 casos de H1N1 no Estado

Quatro evoluíram para óbito

22/05/2018 as 08:16h

Programa de Telemedicina do Piauí é lançado com videoconferência entre hospitais estaduais

Projeto foi desenvolvido por meio de parceria entre a SESAPI, ATI e Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares.

21/05/2018 as 13:23h

Cerca de 340 mil piauienses foram imunizados contra influenza

Até agora, 49,13% da população alvo da campanha já foi imunizada.

21/05/2018 as 09:16h

Hospital de Parnaíba inicia Telemedicina hoje (21)

HGV será Hospital de referência

21/05/2018 as 09:13h

Cirurgias bariátricas no HGV vão começar em 45 dias

Até setembro, HGV começará a realizar cirurgias cardíacas.

21/05/2018 as 09:06h

Maternidade Evangelina Rosa reforça estoque de medicamentos e insumos

Maternidade estará totalmente abastecida em curto espaço de tempo.