06/12/2017 - 18h54

Ministro da Saúde Barros anuncia investimentos de mais de R$30 milhões para o Piauí

Para reforma e ampliação do HEDA, em Parnaíba

O ministro de Saúde, Ricardo Barros, vai estar no Piauí na próxima sexta, 8, quando vai anunciar R$30 milhões para a reforma e ampliação do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(HEDA), em Parnaíba. Além de garantir a aquisição de dois aceleradores lineares para o combate ao câncer, que serão disponibilizados tanto para uma unidade hospitalar em Teresina, como em Parnaíba, informou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Ainda no HEDA, em Parnaíba, Florentino afirma que “o ministro deverá inaugurar a agência transfusional e também as novas salas do centro cirúrgico, que está sendo ampliado, inclusive com equipamentos garantidos com recursos transferidos pelo Ministério da Saúde. E ainda vai anunciar investimentos na ordem de R$30 milhões, para reforma e ampliação do HEDA”, afirma.

O projeto de reforma e ampliação do HEDA foi elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde, e apresentado ao Ministério para ampliar a capacidade de assistência em média e alta complexidade daquela região, que engloba também os territórios dos Cocais, além dos estados do Maranhã e Ceará. “Com estes R$30 milhões, teremos mais uma importante parceria com o Ministério da Saúde, com possibilidade de empenho de parte de recurso ainda esse ano, para que em breve tenhamos um novo Hospital Dirceu Arcoverde”.

Os dois equipamentos para o combate ao câncer, aceleradores lineares, serão disponibilizados para as duas UNACONs, localizadas na rede credenciada em Parnaíba, e outro para o Hospital Universitário(HU), da Universidade Federal do Piauí(UFPI), em Teresina.

A agenda do ministro, continua Florentino, contempla ainda a capital, Teresina, com a participação na ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, que será realizada no Parque Lagoas do Norte. A programação segue no Lineu Araújo, onde deverá anunciar recursos para o Centro de Atenção à Saúde da Mulher, além de visitar a Central Municipal de Regulação.

Na Associação Piauienses dos Municípios(APPM), gestores públicos da saúde, tanto do estado como dos municípios, serão anunciadas entregas de ambulâncias e ainda  três carros fumacês para as Regionais de Saúde do Estado, localizadas em São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Piripiri.

Por Graciene Nazareno

16/12/2017 as 18:34h

Mutirão de cirurgias atende mais de 200 pacientes da Planície Litorânea

Com cirurgias de catarata e geral