O dezembro vermelho é uma campanha pela luta contra a AIDS. No Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde desenvolve atividades para a conscientização da população e trabalho de busca para o diagnóstico precoce. Nesse intuito,  acontece hoje (7) o dia D contra a AIDS, com realização de testes rápidos para doenças transmissíveis e apresentações culturais, a partir das 18h no Parque Potycabana. A ação acontece com o apoio de Organizações não Governamentais.

Segundo dados, de 2007 a 2016, foram registrados 4.162 casos de AIDS no Piauí, sendo 67,9% homens.  Nos últimos cinco anos, a faixa etária mais acometida é a de 20 a 34 anos, representando 48% dos casos.

Os números apresentam tendência de aumento, segundo a enfermeira da coordenação de Doenças Transmissíveis, Meire Silva. A estratégia utilizada é realizar o trabalho de busca na população para que tenham o diagnóstico precoce do HIV, tratar os casos para diminuir o número de infecções e para que o indivíduo tenha uma maior expectativa de vida.

O Ministério da Saúde tem a meta de que até 2020, 90% dos casos sejam diagnosticados e tratados, essa meta foi passada para todo o país e o Piauí desenvolve atividades de busca dos casos por meio de testes rápidos do “Fique Sabendo”, ofertados gratuitamente pelo Governo.

Todas as ações incentivam o uso do preservativo em todas as relações sexuais, mas a faixa etária de jovens entra 20 e 34 anos requer uma estratégia de intensificação de atividades para que haja uma definitiva redução dos números. 

Além disso, A secretaria tem incentivado todos os municípios a fazer suas programações locais de acordo com sua realidade, ofertando material educativo e preservativos para desenvolver as campanhas.

Por: Denise Nascimento