12/02/2018 - 18h55

Hospital de Floriano também adota música e dança para parto natural

A dança ajuda nas contrações

Hospital de Floriano também adota música e dança para parto natural Edward com os pais, Shanaya e Edmundo

No ritmo da dança e da música do momento, o pequeno Edward Lourenzo fez a mãe Shanaya Pereira, 18, se requebrar literalmente de domingo, 11, até as primeiras horas de hoje, 12, para poder vir ao mundo às 4h08, no Centro de Parto Normal(CPN), do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. Além da mãe, o pai, Edmundo Almeida, também entrou na dança e acompanhou cada instante do nascimento do menino, que veio ao mundo de parto normal. “É como se a angústia dela fosse a minha também. Como o hospital disse que eu poderia participar, não dava pra ficar parado, só esperando! Fui lá e dancei também, acompanhando cada instante", conta o pai.

O primeiro filho do casal, que nasceu com 3,360kg e 50cm, já está no quarto com a mãe, sendo amamentado, “estamos todos muito felizes”, afirma o pai. Mas, antes desse momento, no pré-parto, vieram as dores e as contrações, que Shanaya esqueceu por um tempinho e dançou, ficou paradinha, dançou de novo e fez uma forcinha para dançar até o chão, sempre acompanhada de Edmundo.“Foi tudo rápido, seguro pra gente e pro bebê. Eu nunca imaginei e nem ela que seria assim. Mulheres dançando para acelerar o parto, é algo novo e é bom. A gente pensava que (o parto) fosse como antigamente”, relata, emocionado. A avó materna, dona Doralice Pereira, também acompanhou a filha em todos os momentos.

A dança, além de melhorar as condições físicas da mulher, ajuda no encaixe do bebê, melhora as dilatações, o que facilita a expulsão do bebê, sem a necessidade de medicamentos, como explica a coordenadora do CPN, a enfermeira obstetra Luíza Eugênia Mendes. “Todos os nossos partos estão nos padrões preconizados pela Rede Cegonha, onde as boas práticas obstétricas, em especial os métodos não farmacológicos para alívio da dor, são adotadas aqui, no Hospital de Floriano”.

O CPN foi aberto em julho de 2017 e de lá para cá, já foram 320 partos realizados, de forma humanizada e acompanhada por multiprofissionais, especialmente enfermeiros obstetras e fisioterapeutas. Bolas, camas PPP(pré e pós-parto), banheiras e outros equipamentos para o estímulo à evolução do parto, como barra fiz, cavalinho e arco de suporte.

Por Graciene Nazareno

26/04/2018 as 13:47h

Casos notificados de Chikungunya caem 72,2% no Piauí

Apesar do índice em queda, o período chuvoso gera preocupação.

26/04/2018 as 13:37h

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é comemorado no Shoping da Cidade em Teresina

Cerca de 23,2% dos piauienses acima de 18 anos apresentam sintomas de hipertensão arterial

26/04/2018 as 11:24h