A Secretaria de Estado da Saúde está presente no carnaval incentivando a promoção à saúde, os cuidados e atenção que cada deve ter em relação a si mesmo e à coletividade. Temas como trânsito seguro, uso de preservativos nas relações sexuais e ainda a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti são abordagens feitas pelas equipes da Secretaria, que desde sexta, dia 9, até hoje, dia 13, levam aos municípios de grande concentração de foliões.    

Num trabalho do Governo do Piauí, que envolve as Secretarias de Estado do Turismo e Segurança Pública, além do DETRAN, as equipes realizam blitzen educativas nos principais destinos carnavalescos, como  Água Branca, Luiz Correia, Floriano, Barras, Parnaíba. O diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, da Secretaria de Saúde, Herlon Guimarães, explica que o trabalho visa conscientizar à população para que mantenham hábitos saudáveis, mesmo num período de festas. 

“Realizamos trabalhos educativos nas principais cidades, onde têm maior número de foliões, juntamente com outras equipes, promovendo ações educativas, blitzen, com diversos, entre eles, a questão do trânsito, uma vez que a Secretaria de Saúde possui o programa Vida no Trânsito e ainda abordando temas como doenças sexualmente transmissíveis, como também dengue, chikungunya, a questão e o armazenamento do lixo fabricado, durante esse período”, afirma.

A Secretaria disponibilizou ainda dois milhões de preservativos e géis lubrificantes, que foram distribuídos para todos os municípios e ainda reforçou a assistência hospitalar de urgência e emergência em toda rede estadual, seja com mais aporte financeiro seja com pessoal.

Por Graciene Nazareno