Fátima Oliveira HGV implanta gestão de leitos para otimizar os serviços de saúde

A paciente Maria do Espírito Santo, 53 anos, recebeu alta do Hospital Getúlio Vargas (HGV), após passar nove meses internada para tratar sequelas de um aneurisma. A alta só foi possível, segundo a diretora geral do HGV, Fátima Garcêz, devido ao Programa de Gestão de Leitos que está sendo implantado na instituição com gerenciamento da Fundação Estatal de Serviços Hospitalares (FEPISERH) e apoio de outras instituições.  

Com sequelas neurológicas, dona Espírito Santo agora será acompanhada pela Equipe de Estratégia Saúde da Família(ESF).“Nosso objetivo é otimizar e melhorar o gerenciamento dos leitos hospitalares, dando alta aqueles pacientes que já podem ter um cuidado continuado em casa com o acompanhamento multidisciplinar de profissionais especializados”, explica Fátima Garcêz.

Para a supervisora de Enfermagem da Clínica Neurológica, Olivia Costa, o cuidado será continuado por outros profissionais capacitados, só que com o conforto do paciente estar ao lado de seus familiares. “Aqueles pacientes que já tem longa permanência no hospital e que podem ir para casa, recebendo o cuidado de uma equipe multiprofissional, estamos dando alta para agilizar a rotatividade do leito e, também, reduzir o tempo de internação do paciente”, explica Olivia.

A enfermeira destaca que o paciente em casa, ele tem mais possibilidade de ter uma recuperação mais rápida, sem correr risco de ter uma infecção hospitalar e o convívio com os familiares, estimula a recuperação. “Estamos dando alta, mas com um cuidado continuado”, destaca Olivia Costa. 

Para o presidente da Fundação Hospitalar, Pablo Santos, é mais uma ação que visa melhorar o fluxo de pacientes no hospital e promover mais qualidade na recuperação. "Temos uma demanda contínua e crescente, por isso estamos implantando ações que acelerem a recuperação do paciente, mas com qualidade. O hospital otimiza o atendimento e libera leitos para que novos pacientes possam ser acolhidos", destaca Pablo.

Por Fátima Oliveira