Com o  tema “Situação dos transplantes e doação de órgãos no Brasil”, a coordenadora da Central Estadual de  Transplantes, Lourdes Veras, proferiu a palestra de abertura do Colégio Médico Acadêmico do Piauí (Comapi). O evento, que iniciou nessa quinta, 12, aborda "Da doação ao transplante | Uma visão interdisciplinar" e é voltado para acadêmicos e profissionais de saúde.

Para Lourdes Veras, esse tipo de curso é de suma importância, pois aumenta o leque de conhecimento dos estudantes e profissionais da saúde. "Como a grade curricular dos cursos da saúde ainda não tem nenhuma disciplina que fale sobre todo o processo de doação de órgãos e tecidos, ter um curso que leve até esses profissionais um conhecimento sobre essa área é de grande relevância", lembra.

Além da palestra de abertura, a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Piauí ainda vai ministrar a oficina "Planejamento econômico e financeiro dos transplantes". 

O evento vai até o dia 15 de abril e está sendo realizado no auditório da Faculdade/UESPI, no centro de Teresina.

Também estarão ministrando palestra, a enfermeira Patricia Figueiredo, integrante da coordenação da Central Estadual de Transplantes, que vai falar sobre "Segurança e transparência no processo de doação e transplantes", a coordenadora do Banco de Tecido Oculares do Hospital Getúlio Vargas, Namir Clementino,  o médico intensivista do Hospital de Urgências de Teresina (HUT) Nagele Lima e o coordenador da Organização de Procurar de Órgãos(OPO), enfermeiro Gilson Cantuário. 

A certificação será concedida pela da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos e terá 40 horas de formação. 

Por Amanda Dourado