A Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh) reabriu, nesta segunda-feira (16), o Ambulatório de Pneumologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV). O serviço estava há 11 meses sem poder oferecer consultas ambulatoriais devido à dificuldade na contratação de profissionais pneumologistas. O Ambulatório de Pneumologia é referência no atendimento pneumológico e o único no estado a oferecer o serviço aos pacientes com tuberculose.

O coordenador da Pneumologia do HGV, Cromwell Carvalho, destaca que esse será o único ambulatório que atenderá de forma gratuita, pacientes da área de pneumologia. “Serão atendidos pacientes com patologias respiratórias e realizados diversos procedimentos como consultas, exames e internação de pacientes graves", disse Carvalho.

A diretora-geral do HGV, Fátima Garcêz, explica que o atendimento é feito por meio de agendamento nos postos de saúde e que, nesta segunda-feira (16), começa novamente a funcionar.

Para o presidente da Fundação Hospitalar, Rafael Neiva, o objetivo é ampliar, cada vez mais, os serviços dos hospitais geridos pelo órgão. "Estamos reativando o Ambulatório de Pneumologia do HGV, uma necessidade para os pacientes que sofrem de tuberculose. Também implantamos o serviços de dermatologia no Hospital de São Raimundo Nonato e vamos continuar ampliando a oferta de especialidades nos hospitais da rede gerida pela fundação", fala Neiva.

 

Por Fátima Oliveira