04/05/2018 - 17h21
Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com

Governo entrega equipamentos ortopédicos em São Pedro

Mais de 800 pacientes foram beneficiados

Tamanho da fonte Font minus   Font plus
Marcio Costa Governo entrega equipamentos ortopédicos em São Pedro Seu Antonio recebe uma cadeira de rodas e de banho

Mais de 800 pessoas foram beneficiadas com o programa Passo à Frente ocorreu durante todo dia de hoje, 4, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em São Pedro, contemplando ainda os municípios de Miguel Leão, São Gonçalo, Angical, Santo Antônio dos Milagres e Agricolândia. O programa é executado pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), e tem promovido saúde inclusiva à população em boa parte do Estado. 

Uma das pessoas beneficiadas foi seu Antônio José de Souza, 72 anos, morador do bairro Betel, em São Pedro do Piauí. Ele não escondia a felicidade ao receber sua cadeira de rodas e de banho. “Agora vou poder sair com meu amigo Márcio, que sempre tem me ajudado a cuidar da saúde”, afirmou o aposentado, ao se referir ao agente comunitário de saúde, que atua em seu bairro. 

Além de seu Antônio, o Passo à Frente já percorreu mais de 60 municípios, atendendo mais de cinco mil pessoas, com a entrega de órteses e próteses, cadeiras de rodas e de banho, bengalas, muletas e sapatos a pessoas com deficiência.  

A ação muita de forma significativa a vida dos beneficiados, que passam a ter mais qualidade de vida, como afirma a deputada federal Rejane Dias. “É bom saber que os programas que começamos têm dado continuidade durante todo o governo. Como diz o governador Wellington Dias, as obras, as construções são importantes, mas tudo o que fazemos deve ser voltado para as pessoas, cuidar das pessoas, como o programa Passo à Frente”.

Para garantir o acesso aos equipamentos, por meio de emeda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho, as Secretarias disponibilizaram um caminhão equipado com uma oficina itinerante para produção e ajustes das peças, sem a necessidade do deslocamento para Teresina, antes, único local onde o serviço era feito. "Precisamos voltar no tempo e lembrar que antes muitas pessoas precisavam ir para Teresina para consultar, tirar medidas de equipamentos. Hoje, com o Passo à Frente, tudo pode ser feito bem mais próximo das pessoas. E nossa neta é chegarmos a 100 municípios, atendendo cerca de 9 mil pessoas ao todo”, afirmou o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.

Participaram da solenidade de entrega dos equipamentos, o secretário de Estado da Educação, Helder Jacobina, o prefeito de São Pedro, Junior Bill, e o de Agricolândia, Valter Alencar, a coordenadora de Programas Itinerantes, Rosélia Carvalho, e o ex-diretor do Instituto das Águas e ex-secretário de Estado da Saúde, o médico Francisco Costa. 

O programa segue para Amarante, onde serão feitas consultas e medidas dos pacientes.

Por Albano Amorim
 


26/05/2018 as 18:03h

Hospital de Floriano realiza encontros para falar sobre gestação e pós-parto

Ação para reforçar os vínculos entre as pacientes e o ambiente da maternidade

25/05/2018 as 13:42h

Farmácia regulariza entrega de insulinas de longa duração

A Lantus já está sendo entregue aos mil pacientes

24/05/2018 as 16:53h

HGV se prepara para realizar a primeira cirurgia bariátrica em julho.

No HGV a expectativa para o segundo semestre são as cirurgias cardíacas.

24/05/2018 as 13:57h

Piauí reduz 82% casos chikungunya

Redução também nos casos de dengue

24/05/2018 as 13:35h

HGV terá cirurgias cardíacas e bariátricas

Recursos aprovados em CIB garantem o início das especialidades no Estado

23/05/2018 as 12:37h

Hospital de Luzilândia será ampliado

Gerson Castelo Branco já havia recebidos investimentos em equipamentos