Denise Nascimento Secretário de Saúde e Promotora de Justiça fortalecem parceria em combate à violência contra a mulher

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, e a promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo das Promotorias de Justiça da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar, Amparo Paz, reuniram-se hoje (29), para fortalecer ações conjuntas com a Saúde. O encontro foi para tratar sobre a saúde da mulher em decorrência da violência doméstica e as implicações na saúde, tanto físicas quanto mentais, que isso traz. 

“Apoio do poder público é muito importante para que juntos possamos combater a violência contra a mulher”, diz o secretário Florentino Neto. A promotora sugere intensificar a notificação compulsória nos Hospitais de toda rede estadual, assim que identificado possíveis casos. Em parceria, haverá também capacitação da rede, incluindo o interior do Piauí. Os profissionais da saúde seriam capacitadas para compreender e identificar possíveis vítimas, tanto sinais físicos como psicológicos

“Precisamos ter uma atenção a mais com alguns sinais comportamentais que uma vítima de violência sofre, como depressão por exemplo. Com a capacitação pretendemos sensibilizar os médicos para que eles possam procurar a causa do problema, não só tratar a sintomatologia”, disse a  promotora.

Por Denise Nascimento