Sobre o posicionamento do Conselho Regional de Medicina (CRM/PI), acerca da prorrogação da interdição ética da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), a Unidade Hospitalar vem à público esclarecer que recebe com tranquilidade o adiamento da interdição por mais 30 dias e que esse fato nunca foi visto como punição, mas como uma oportunidade de atender o que é a sua especialidade, que é o atendimento de alta complexidade.

A MDER é uma casa antiga, com problemas estruturais, mas a Instituição vem procurando se manter  oferecendo serviço de excelência, promovendo reformas importantes, tanto com sua equipe, como com empresas contratadas para as reformas mais complexas. Somente de janeiro a junho deste ano de 2019, foram concluídas a reforma do setor Admissão, com sala de estabilização e reforma da sala de Classificação de Riscos, da Central de Materiais e do Serviço de Radiologia, bem como da Unidade de Cuidados Intermediários Canguro ( UCIMCA). Todos os espaços foram equipados com o que há de mais moderno em maquinários, mobília, macas, etc.

Após a reforma da Ala C, entregue em julho, a Unidade aguarda concluir processo de licitação para criação de mais 44 leitos de obstetrícia, situação que será feita dentro da lei. Ao que se refere à camas e colchões, foi realizada recentemente a compra de 124 camas novas com colchões, poltronas e escadas, além disso foram recuperadas mais de 100 poltronas de acompanhantes.

A recuperação de área física, ao que se referem a banheiros, pisos, janelas e pintura já foi concluído nas enfermarias já recuperadas. E já está em tramitação processo para a reforma de mais 51 banheiros que representará um investimento de mais de R$1 milhão. Tudo através de processo legal. Além disso, reconstruiu parque tecnológico de imagem, instalação de novo piso em Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico. Com a inauguração da nova Central de Materiais (CME) a capacidade de esterilização de materiais da maternidade foi duplicada para 1400 kg material por dia, esse último desmente a denúncia de suposta falta de lençóis, alegada na publicação.

Importante lembrar que a Evangelina Rosa cumpre um cronograma de obras e reformas e ampliações que é acompanhado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), que visita a Instituição semanalmente para vistoria das obras que estão sendo e já foram realizadas.

Ressaltamos que é de conhecimento do CRM-PI todo o esforço realizado pela Gestão da Casa para cumprir as exigências dos órgãos fiscalizadores e que muito já foi feito, graças à parceria e investimentos da Secretaria de Estado da Saúde ( SESAPI) e Governo do Estado. Reconhecemos que ainda há muito a ser feito, mas não é razoável considerar “incapacidade do Governo do Estado e da diretoria da maternidade para resolução dos problemas detectados”, tal como afirmado em nota do Conselho.

Quanto à superlotação, que é problema que ocorre sazonalmente, a diretoria Maternidade já notificou o Conselho Regional de Medicina (CRM-PI),  em outras oportunidades, em documentos protocolados e com prontuários médicos em anexo, alertando  às Instituições acerca de pontuais iminências de superlotação na Unidade hospitalar por conta de pacientes de baixo risco  encaminhadas para a MDER por outras maternidades.

Nos prontuários anexados, cada médico registrou de onde a parturiente foi transferida – sem a devida regulação - e sua situação de baixa complexidade. A diretoria lembra que a Evangelina Rosa é uma Maternidade de alta complexidade e que esses casos não devem ser encaminhados para a Casa, pois a Unidade Hospitalar superlota e não consegue trabalhar na sua plenitude, no entanto, a MDER e SESAPI estão sempre procurando maneiras legais de cumprir as determinações do CRM/PI.

Segue, anexo ao esclarecimento, uma série de ações realizadas na Evangelina Rosa após a primeira interdição.

Ações realizadas pela gestão da MDER em atendimento as recomendações do CRM e do Ministério Público na fase pós- interdição.

• Relação de Obras feitas no corpo físico da MDER.

1.Obras realizadas por equipe própria da Instituição

mês/ano

1.1 Troca de piso da rampa do IPS

1.2  Transferência do Cartório para novo espaço no IPS