Mesmo com o feriado prolongado e medidas restritivas a fim de controlar a Covid-19, o piauiense preserva o hábito de ser solidário. Mais de 900 pessoas compareceram às unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) no período de 19 de março a 3 de abril para doar sangue.

“Mesmo com o hemocentro funcionando em horários diferenciados, conseguimos um bom fluxo de doadores em nosso serviço o que possibilitou atender a demanda da rede hospitalar nesse feriadão”, explicou o diretor do Hemopi, Jurandir Martins.

Ao longo das semanas, 901 pessoas compareceram aos serviços, sendo efetivadas 777 doações nas quatro unidades do Hemopi. “Esse resultado vem da união de várias frentes de trabalho dentro do hemocentro. Nossa equipe vem convocando doadores por telefone, presença nas redes sociais e colaboração dos meios de comunicação em geral alertando sobre a necessidade de doar sangue e também dos parceiros, que mesmo com a pandemia não deixaram de comparecer ao Hemopi”, explica o diretor.

Além dos doadores voluntários que compareceram às unidades de coleta da capital e do interior – Picos, Parnaíba e Floriano -, alguns grupos organizaram campanhas durante a semana para doar sangue, a exemplo do Conselho Regional de Educação Física (CREF – Piauí), Associação dos Reservistas/Veteranos Militares do Exército no Piauí (AREX-PI) e os oficiais do 25° BC.

O diretor ressalta que mesmo com a demanda diária e constante é preciso observar alguns pontos em relação ao processamento das bolsas de sangue. “Trabalhamos com a formação do estoque, então é preciso ter sangue todos os dias para que seja possível atender a demanda. No entanto, lembramos que as transfusões não acontecem de forma imediata, o sangue doado passa por um processo rígido de análises laboratoriais, fracionamento e processamento que pode durar até 72 horas. Depois disso é liberado. Então, mesmo funcionando em horário especial que incluiu fechar para a doação de sangue em alguns dias nesse feriadão, isso não inviabilizou o atendimento da demanda dos hospitais”, explica Jurandir Martins.

Em Teresina, o Hemopi funciona de segunda à sábado de 7h15 às 18h. Aos sábados e feriados até às 17h. Já os Hemocentros Regionais de Picos, Parnaíba e Floriano funcionam de segunda à sexta de 8h às 18h, exceto nos feriados.

O Hemopi também disponibiliza ao doador de sangue a possibilidade de agendamento da doação. O serviço funciona de segunda à sexta de 8h às 12h e de 13h às 17h em todas as unidades. O agendamento pode ser feito através dos telefones:

Teresina (86) 9 8894 6614
Parnaíba (86) 9 8894 7159