Reforçando as necessidades dos cuidados que campanha do Julho Amarelo traz para a sociedade a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza nesta quarta-feira (28) ação de conscientização sobre os cuidados com as Hepatites virais. Ao todo existem cinco hepatites virais, provocadas pelos hepatovírus A, B, C, D e E, que tem diferentes formas de transmissão mas que sempre tem o padrão de serem silenciosas e causarem falência do fígado.

Durante a ação, além da testagem rápida para hepatites B e C, também acontecerá momentos de conscientização para falar sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, aferição de pressão arterial, entrega simbólica de cartões de saúde do caminhoneiro.

A ação será realizada através da Coordenação de Epidemiologia da Sesapi e contará com parcerias como a coordenação de Saúde do Homem; Coordenação de ISTs; SEST/SENAT, PRF, DETRAN, BPRE, HGV, STRANS, CIPTRAN, sindicato dos motoristas e outros colaboradores.

“Nós temos uma disponibilidade de testes para a hepatite B e C nos Centro de Testagem e Aconselhamento espalhados nos territórios do Piauí e a população pode ter acesso aos exames buscando os centros, para as demais é necessário a requisição médica para exames mais aprofundados”, explica a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.

O Secretário Florentino Neto desta a importância da população fazer a testagem para hepatites. “É de suma importância à ampliação da testagem sorológica para as hepatites virais como estratégia fundamental para equacionar essa situação, além de propiciar a detecção precoce de portadores. Hoje possuímos medicamentos altamente eficazes, seja na cura ou controle dos vírus, e o desafio é encontrar esses portadores para que sejam tratados. A falta de testagem, mesmo durante a pandemia, pode elevar o número de casos de cirrose e de câncer de fígado nos próximos anos, e ao aumento da mortalidade devido a essa doença”, aponta o gestor.

“Para a hepatite A e B há vacinas , para C não há imunizantes. Porém, todas hepatites têm tratamento quando diagnosticadas precocemente. A recomendação é que todo indivíduo acima de 40 anos faça o teste ao menos uma vez na vida, e que ao menor suspeita ou incômodos no fígado procure o médico e peça exames para investigação”, enfatiza a Amélia Costa.