Durante os meses de setembro a dezembro, a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI)/ Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) vai realizar um ciclo de palestras referentes às ações de capacitação continuada e que devem ser executadas por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e Centro de Informação Toxicológica no estado do Piauí (CITOX), em consonância com as diretrizes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador. O objetivo é fortalecer as ações a nível estadual e oferecer capacitação a todos os técnicos das áreas de saúde e afins das instituições públicas e privadas.

 

O público-alvo para participação das palestras envolve gestores e demais trabalhadores da Saúde da Atenção Básica, Rede Hospitalar, Vigilância em Saúde (Epidemiológica, Ambiental, Sanitária e Saúde do Trabalhador) e Regionais de Saúde, profissionais do Corpo de Bombeiros, docentes, estudantes e demais interessados nas temáticas.

 

Amanhã (21), o tema inicial irá socializar informações sobre o Citox Piauí e o fluxo de atendimento de pessoas intoxicadas. “Serão palestras com objetivos específicos, partilhando vivências e conhecimentos. Vamos começar falando sobre o atendimento inicial a pessoa intoxicada e o papel do Citox, destacando a intoxicação pelo uso de medicamentos, animais peçonhentos, agrotóxicos, saneantes, entre outros”, destacou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

 

Ainda de cordo com a programação divulgada pela Vigilância Sanitária do Estado, outros assuntos como a saúde do trabalhador, resíduos dos serviços de saúde, segurança do paciente, práticas de nutrição e de medicamentos, abordados nas palestras.

 

Confira aqui a programação completa.