Na última segunda-feira (12) o Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, da cidade de Uruçuí recebeu o Prêmio Excelência da Saúde 2022 na categoria responsabilidade socioambiental, como também foi reconhecido pelo editorial do Grupo Mídia, como instituição de saúde com destaques nos últimos 12 meses.

O Diretor Geral, Patrick Costa, representou o hospital na solenidade de premiação, destacando que o prêmio proporciona uma grande alegria e realização para instituição, colaboradores, mais também uma grande responsabilidade para às práticas contínuas que o hospital deverá ter nos próximos anos.

“A inovação através de boas práticas socioambientais desenvolvidas pelo Hospital HRSDA, através da Secretária Estadual de Saúde, bem como a inauguração de uma nova estrutura hospitalar em 2022, entregue pelo Governo do Estado do Piauí, proporcionou um reposicionamento da instituição em relação a saúde socioambiental, cujo objetivo principal foi criar um 'ambiente de cura', que ajudasse os pacientes a se sentirem melhores em um espaço rodeado por artes e simbologias que representassem valores sociais, ambientais e humanos, que reduzissem ao máximo o comportamento psicológico dos nossos pacientes, como o nervosismo e estresse, que normalmente os usuários dos serviços de saúde sentem em um ambiente hospitalar”, destaca o diretor.

O Secretário de Saúde do Piauí, Neris Júnior, destacou que ao receber a homenagem, o Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde reforça todo o esforço que a gestão tem feito para melhorar cada vez mais o trabalho de suas unidades, levando saúde de qualidade para todos os piauienses.

“Queremos garantir para os nossos usuários valores fundamentais, sejam sociais, éticos, ambientais e humanos. É um compromisso do Estado do Piauí, da instituição, da gestão e dos seus colaboradores. Temos conduzido a gestão do SUS com um olhar humanizado e de empatia ao próximo. Nosso foco central é o paciente e o nosso propósito vai além de ofertar um serviço de saúde, nós entregamos cuidado, conforto, bem-estar e um melhor protagonismo aos nossos pacientes. Com esse reconhecimento, o Hospital HRSDA deverá explorar ainda mais o projeto socioambiental, se tornar uma referência para outras instituições públicas de saúde, inclusive, em premiações associadas ao compromisso com a saúde socioambiental. São experiências como essa que motiva a instituição em sua missão, na sua potencialidade de excelência em saúde e na eficiência em resultados como norteador das ações para constantes melhorias.”, disse o secretário.

]
O diretor Patrick Costa destaca que é importante agora manter uma visão de perspectivas para o futuro da unidade, buscando sempre melhorar cada vez mais o atendimento da população.

“Fortalecer a política da atenção hospitalar, incluindo no planejamento estratégico ações voltadas a saúde socioambiental. Ser uma das instituições referência a contribuir com avanços em projetos de saúde socioambiental. Realizar novas práticas de gestão sustentável, que possa proporcionar maiores avanços e impactos aos serviços de saúde. Integrar e engajar as equipes e a comunidade nas ações estratégicas planejadas, assim como pretendemos consolidar práticas de excelência que reconheçam o Hospital HRSDA como modelo de instituição pública de saúde sustentável”, disse Patrick Costa.