O Centro Regional de Saúde do Trabalhador de Parnaíba (CEREST Regional) tem buscado parcerias com as universidades públicas e privadas, para disseminar as informações e conhecimentos sobre a saúde do trabalhador.

Nesse sentido, o CEREST e a Regional de Saúde de Parnaíba, que trabalha a coletividade dos 11 municípios que compõem o Território da Planície Litorânea, estiveram juntos, levando o conhecimento sobre a saúde do trabalhador para alunos de Saúde Coletiva, do curso de Fisioterapia da UFDPa, que irão ingressar brevemente no mercado de trabalho.

Além disso, a ação destacou o suporte oferecido pelo CEREST e a regional de Saúde de Parnaíba nos trabalhos realizados nos municípios com trabalhadores diabéticos, hipertensos, entre outros.

Os CERESTs promovem ações que visam melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.

Cabe ao CEREST estadual elaborar e executar a Política Estadual de Saúde do Trabalhador, acompanhar os planos de ação dos CERESTs regionais, a participação da pactuação para definição da rede sentinela e a contribuição para as ações de vigilância em saúde.