A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) lançou, nesta sexta-feira (3), o I Mutirão de Cirurgia de Marcapasso do Estado do Piauí. O serviço é uma parceria com o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) e Fundação Municipal de Saúde (FMS).  Nesta sexta e sábado serão realizadas as primeiras 13 cirurgias e serão realizadas mais 45 até final deste mês.

"A Sesapi vai ajudar na compra dos equipamentos que serão usados nos pacientes, já o HU tem toda parte de logística e pessoal especializado para realizar esses procedimentos, além de ter um suporte de UTI para o pós operatório. Foi uma parceria muito forte entre Governo do Piauí, Fundação Municipal de Saúde de Teresina (que vai receber o recurso e repassar ao HU), e o hospital que fará o trabalho de cirurgia", destacou secretário de Saúde, Antonio Luiz.

O mutirão vai antecipar a fila do Sistema Único de Saúde (SUS).  Os pacientes contemplados com os procedimentos cirúrgicos cardíacos são aqueles classificados como em estado grave, com urgência na implantação de marcapasso, e que aguardavam na fila de espera.

"Nós vamos zerar a fila. Essa foi uma decisão do Governo do Estado do Piauí, mas precisamente do governador Rafael Fonteles, que através da Sesapi resolveu contratar a realização completa dessas cirurgias no HU", disse o diretor geral do HU, Paulo Márcio.

Segundo o HU, a ação será realizada por quatro equipes de cirurgiões cardíacos do HU-UFPI, que irão se revezar em dois centros cirúrgicos para realizar as 13 cirurgias de marcapasso programadas – sendo sete na sexta e seis no sábado.

“Graças a essa ação conjunta estamos realizando a resolução dos casos desses pacientes. Sem dúvida isso é histórico. Nós tivemos muitos mutirões, mas para implantação de marcapasso é a primeira vez", disse a presidente da FMS, Clara Leal.