A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) está em Brasília, participando do Encontro Nacional de Coordenadores Estaduais de Vigilância Sanitária promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Piauí estava representado pela diretora da DIVISA, Tatiana Chaves e a gerente de controle de produtos e serviços da DIVISA, Patrícia Monteiro. O encontro foi realizado na sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

Os avanços e os desafios da gestão das ações da vigilância sanitária no Brasil estiveram em discussão durante o primeiro dia de atividades do Encontro, iniciado ontem (21).

O evento contou com apresentações sobre temas como organização, planejamento, financiamento e promoção de ações estratégicas para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), cuja coordenação é exercida pela Agência.  


 
Os participantes do Encontro Nacional de Coordenadores Estaduais de Vigilância Sanitária tiveram acesso a um panorama geral dos temas apresentados pelos expositores.  Durante as atividades, destacou-se a importância da priorização da atuação, a partir de conceitos e requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e do Gerenciamento do Risco Sanitário.   
 
Entre os itens da programação, uma das novidades foi a apresentação do processo de construção e as finalidades de uma ferramenta de gestão chamada de Conjunto Mínimo de Dados em Vigilância Sanitária (CMD-Visa), cujo objetivo é organizar, integrar e disponibilizar informações estratégicas no âmbito do SNVS. 

Para a Anvisa, o encontro contribuiu para a discussão qualificada dos avanços e desafios da vigilância sanitária em todo o país, constituindo-se em espaço essencial de diálogo com os gestores estaduais das Visas, parceiros como o Conass e o Conasems e representações de Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) presentes ao evento, promovendo a cooperação e a troca de informações entre os entes do SNVS.   

O Encontro Nacional de Coordenadores Estaduais de Vigilância Sanitária encerrou nesta quarta-feira (22).

Fonte: Anvisa