A imunização é uma estratégia de saúde pública e considerada um dos meios mais eficazes para prevenir a disseminação de doenças, bem como aquelas já erradicadas, além de evitar epidemias e surtos. Nesse sentido, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), lançou na quinta-feira (23), o Programa Saúde em Dia, que busca aumentar o percentual de vacinação do estado, reduzido para 70% nos últimos anos com a pandemia da COVID-19.

Para isso, o Governo conta com a sensibilização da população através das campanhas de vacinação e, com o apoio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), que dispõe de uma sala de vacina para atender os trabalhadores de todo o Piauí, oferecendo imunização gratuita. No Piauí, o CEREST é vinculado a Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA).

“No CEREST Estadual, o trabalhador tem a sua disposição, de forma gratuita, vacinas contra o tétano, febre amarela, hepatite B e tríplice viral, ou seja, imunizantes que, com certeza, vão contribuir para a redução de pessoas acometidas por essas enfermidades e também colaborar com os percentuais de vacinação no Estado”, afirmou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves. 

O CEREST é uma unidade especializada na atenção aos trabalhadores com agravos a saúde e vítimas de acidentes relacionados ao trabalho, do setor público e privado, com carteira assinada ou não, independente do tipo de vínculo empregatício.