A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) iniciou, nesta quinta-feira (30), uma oficina de alinhamento com os facilitadores do Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O evento termina nesta sexta-feira (31) e está sendo realizado na Escola de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). 

Na abertura do encontro, o secretário de saúde, Antonio Luiz, enfatizou a importância do planejamento das ações para o cumprimento das metas e aperfeiçoar os serviços prestados à população. “Nosso objetivo é reduzir cada vez mais o risco emergente. Precisamos planejar para que as coisas aconteçam cada vez mais de forma regular”, disse o gestor. 

A oficina foi mediada pela enfermeira Rosa Marques, docente de medicina e consultora do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Entre os assuntos discutidos, a profissional destacou a construção dos instrumentos de gestão do SUS para o próximo quadriênio 2024-2027, como o alinhamento de todas as ações à Lei de Diretrizes Orçamentárias do estado.

“O objetivo é facilitar o trabalho das equipes, integrá-las e contribuir para o trabalho de construção desses instrumentos. Esse processo de trabalho é da Sesapi e a presença do consultor é apenas para facilitar o trabalho. A ideia e objetivo principal é aprimorar, melhorar e qualificar os instrumentos de gestão do SUS”, explicou a consultora. 

Superintendente de gestão da administrativa da Sesapi, Jefferson Campelo ressaltou que as discussões durante os dois dias de oficina serão fundamentais para melhorar os serviços prestados pelo SUS no estado. “O planejamento é importante porque aglutina, integra e traz resultados. Por isso, todos devem estar imbuídos e se espelhar nesse projeto”, reforçou.

O Proadi-SUS é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde. Criado em 2009, seu propósito é apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.