A Diretoria da Unidade de Planejamento (DUP), da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), concluiu mais uma etapa do Planejamento Regional Integrado (PRI) na macrorregião do Litoral, que visa a regionalização e descentralização dos serviços de saúde no estado.

As ações foram discutidas em conjunto com gestores municipais e representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado (Cosems), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo.

Edvone Benevides, assessora técnica da DUP e coordenadora das Redes de Atenção à Saúde (RAS), explica que o PRI deve promover a equidade regional e possibilitar que pequenos municípios tenham em seus territórios de saúde os serviços necessários para um atendimento resolutivo e integral.

“Queremos organizar essas redes em conformidade com o PRI e os instrumentos de gestão e os compromissos de governo, dessa forma, além de conseguirmos direcionar os usuários de forma mais rápida, qualificada para os serviços e procedimentos que eles necessitam na Rede de Saúde, também entendendo as especificidades e dinâmica das várias regiões do estado, identificando em que pontos podemos fortalecer para melhorar os serviços já existentes e até mesmo ampliar com novos serviços que aqueles locais necessitem”, pontuou a coordenadora.

Além de contribuir para o planejamento ascendente do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, o PRI também servirá de base para a elaboração do Plano Estadual de Saúde.