O Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar do Piauí (HPMPI) celebra seus 37 anos nesta sexta-feira (28), com uma trajetória de grandes serviços prestados e apoio para a população. Atendendo mais de 6 mil pacientes por mês, a unidade de saúde é referência em diversas especialidades. 

Administrativamente, o HPM subordina-se à Secretaria de Segurança Pública e ao Comando-Geral da Polícia Militar do Piauí, através da Diretoria de Saúde, e vincula-se à Secretaria de Estado da Saúde para integrar a rede de assistência à saúde do estado. Com atendimento inicial ao policial militar e seus dependentes, o HPM passou por reformas na sua estrutura física com vistas à modernização de seus equipamentos médico-hospitalares e assistenciais e como parte da integração ao sistema universal de atenção à saúde no ano de 2009, por meio do decreto nº. 13.565.

“O HPM oferece toda essa estrutura de saúde com especialidades diversas como ortopedia, ginecologia, dentre outras áreas de saúde com o nosso carro chefe em cirurgias, mas podemos também receber indicações de regulações de outros municípios do Piauí. Nós temos esse foco ligado a cirurgias, mas estamos com novos trabalhos ligados ao IAMAVC, que é uma nova linha de trabalho de saúde, referenciado pela Secretaria de Saúde do Piauí com o apoio do nosso secretário Antônio Luís. Nós estamos também fazendo todo um planejamento e acompanhamento para mutirões de cirurgias, que é uma meta do governo para que até outubro deste ano seja feita a finalização de todas as filas de cirurgias, pois nós temos aqui também como vários outros hospitais filas de cirurgias a serem vencidas. Nós estamos junto com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança e a Polícia Militar, com o apoio ao Hospital da Polícia, para que essas metas sejam batidas”, destaca o coronel Castelo, diretor-geral do HPM. 

O HPM atualmente é uma instituição de média complexidade, com atendimento de excelência nas clínicas de cirurgias, ortopédica, geral, ginecológica, angiologia, coloproctologia, cirurgia plástica reparadora e dermatológica, além dos atendimentos em radiologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, cardiologia, anestesiologista, nutricionista, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e terapia holística, no campo da odontologia, além dos atendimentos, já existentes para os servidores estatutários através do Iapep, existe também um grupo seleto de profissionais cirurgiões dentistas habilitados em odontologia hospitalar e laser-terapia. 

“Possuímos 10 UTIs e somos referência na ortopedia, fora várias frentes de atendimento à população piauiense, não só nossos policiais militares mas o público em geral. Também temos um serviço de referência odontológica que cuida de pessoas com autismo, que é um intercâmbio de parceria com a SEID. Enfim, várias frentes de trabalho que apoiamos a população do estado do Piauí junto à Secretaria de Saúde. Então, nesta data, eu só tenho a agradecer a todos os profissionais daquela unidade que, com amor, dedicação e carinho, deram saúde, paz e segurança para a comunidade piauiense”, pontua o coronel Scheiwann Lopes, Comandante-Geral da PMPI. 

Vale ressaltar a grande contribuição do HPM durante a pandemia da Covid-19. A partir do ano de 2020, o hospital integrou a rede hospitalar para o atendimento ao paciente com o vírus, transformando-se em hospital sentinela. Nesta mesma época, recebeu autorização do Ministério da Saúde para abrir 10 leitos de UTI covid-19. Os leitos já se encontravam com as instalações adequadas para o funcionamento e atualmente está habilitada como UTI adulta geral tipo II, contando com equipe interdisciplinar.

Nesse cenário, o Hospital da Polícia Militar integra o Sistema Único de Atenção à Saúde, fazendo parte da rede de urgência e emergência,  na qual possui leitos de retaguarda que atende ao perfil de pacientes ortopédicos, cirurgia geral e retaguarda de pacientes destinados à UTI. 

“Filho de policial militar e com trinta e seis anos de serviço na corporação, tenho tido o privilégio de acompanhar toda a trajetória do Hospital da Polícia militar ao longo dos seus 37 anos de existência. O hospital hoje é fundamental para o atendimento de saúde não só de nós policiais militares mas como de toda sociedade piauiense, basta lembrar a importante função e a contribuição do HPM quanto no combate à pandemia de Covid-19. Quero aqui em nome do Coronel Castelo, parabenizar a todos aqueles que na sua labuta diária contribuem para o engrandecimento dessa nobre instituição”, completa coronel Oseias, Diretor de Saúde da PMPI.

Fonte e fotos : Ascom SSP