Equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) participaram, na manhã desta terça-feira (02), do evento alusivo ao Maio Amarelo promovido pela Secretaria de Trânsito (Setrans). O evento aconteceu no pátio da Seadprev, localizado no Centro Administrativo de Teresina. Durante a ação, o público teve a oportunidade de participar de várias atividades como acesso a tirar carteira de identidade, aferimento de pressão, testes para Covid-19, testes para Hiv/Aids, Hepatites, Sífilis e orientação nutricional.

Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia da Sesapi, destaca que as ações do Maio Amarelo são de suma importância para reduzir cada vez mais os números referentes aos acidentes de trânsito, problema de saúde que sempre acaba levando grande demanda aos serviços de saúde pelo estado.

 

“Nossa ideia neste primeiro momento é envolver varias camadas da sociedade, integrando também ações relativas à saúde, como testagem, auriculoterapia, aferimento de pressão, orientação nutricional. Mas o ponto importante não é somente oferecer os serviços, mas chamar a atenção da sociedade civil para a segurança no trânsito”, destaca Amélia.

No dia 05 de Maio acontecerá o lançamento estadual da Campanha Maio Amarelo. O evento será realizado na cidade de Piripiri e contará com todos os parceiros do programa Vida no Trânsito.

“Queremos o envolvimento de todas as entidades possíveis, uma vez que os acidentes de trânsito e as sequelas deixadas por eles são um problema de saúde público que precisam ser combatidos tanto pela administração pública como pela própria população”, reforça Amélia Costa.