A UTI tipo 2 do Hospital Regional de Campo Maior, inaugurada na última quinta-feira, já recebeu seus primeiros pacientes. Neste momento, a unidade está com cinco pessoas internadas.

A UTI possui dez leitos destinados à internação de pacientes graves, que requerem atenção profissional especializada e monitoração de forma contínua. 

"São cinco pacientes que foram atendidos rapidamente e deixaram de ser transferidos para Teresina", disse o secretário de Saúde, Antonio Luiz.

A UTI beneficia diretamente toda a região de saúde dos Carnaubais, que é composta por 15 municípios que atendem, aproximadamente, 180 mil habitantes. 

"Dos 5 pacientes, 3 são de Campo Maior, um de Castelo do Piauí e outro de Jatobá. São pacientes com as mais diversas condições clínicas que tiveram resolutividade no próprio hospital de Campo Maior, graçasa essa UTI equipada para atender casos de média complexidade. ", afirmou o superintendente de Alta e Média Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.

A UTI do Hospital de Campo Maior é uma das mais modernas do estado. Foram investidos 2,4 milhões de reais . A unidade possui 366m² com sistema de proteção contra descargas atmosféricas, equipamentos de proteção a incêndio e pânico, abrigo e colocação de instalações de gases medicinais, luminárias de emergência, pontos de lógica para cada leito da UTl e uma subestação de 300 KVA.

"Essa UTI é de grande importância, pois permitirá uma evolução em toda a saúde do Piauí. Nossa regulação funcionará melhor, já que vamos reduzir o tempo de transporte  de pacientes", explica o gestor.