A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Saúde da Mulher, iniciou uma série de oficinas com profissionais do Programa de Estratégia de Saúde da Família, para capacitação sobre estratificação de risco materno e infantil. 

Na primeira oficina foram qualificados 185 profissionais (médicos e enfermeiros), do território de Saúde Entre Rio, que abrange a capital Teresina e mais 30 municípios. A coordenadora de Saúde da Mulher da Sesapi, Alzenir Moura Fé, explica qual o objetivo desta ação. 

“Com esta oficina repassamos aos profissionais de saúde o novos instrumento de estratificação de risco materno e infantil, para que possamos alcançar nossa meta de redução da mortalidade materna, por causa obstétricas diretas, com mais assistência ao pré-natal, que evitam mortes neste período. 

A estratificação de risco deve ser realizada em todos os atendimentos, ou seja, na primeira consulta e em todas as subsequentes programadas, ou sempre que for identificado um fator de risco.”, reforça à coordenadora. 

As oficinas de estratificação de risco materno e infantil serão realizadas no decorrer dos próximos meses com profissionais da saúde e todos os territórios do Piauí, conforme programação definida, junto com os gestores municipais.