A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação Estadual de Atenção a Saúde do Adulto e Idoso, realiza nesta quinta-feira (15), às 9h, evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa.

O evento acontecerá pela manhã, no espaço do SESC (Ilhotas), e busca dar visibilidade à data através de ações integradas com instituições parceiras que realizam atividades para esse público-alvo, tais como a Secretaria Estadual de Assistência Social (SASC), Secretaria Estadual de Educação, Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Secretaria de Segurança Pública (SSP/PI).

Serão ministradas palestras direcionadas a este público com profissionais como o psicólogo Francisco Kaio Ribeiro, que vai falar sobre “A terceira, será sempre a melhor idade”  e a delegada do Idoso, Cassandra Moraes Souza, que ministra palestra intitulada “Violência contra a Pessoa Idosa é Crime”.

"Queremos dar visibilidade a esta data por meio de ações integradas com instituições parceiras", disse Leila Santos, superintendente de atenção primária à saúde e municípios da Sesapi.

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado anualmente no dia 15 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, com o objetivo de chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las.

"A mensagem deste dia é passar mais carinho, cuidado, respeito e atenção para essas pessoas, muitas vezes esquecidas pela sociedade e pela própria família", Luciana Sena, coordenadora estadual de Atenção a Saúde do Adulto e Idoso