O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou duas captações e oito transplantes, sendo quatro de córneas e quatro renais em uma semana. Os demais órgãos captados foram ofertados pela Central de Transplante do Piauí à Central Nacional, por não ter pacientes compatíveis com os órgãos no Estado. O HGV já realizou 15 captações, 12 transplantes de rins e 11 de córneas, este ano. 

A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, atribui o êxito a melhoria no abastecimento do Hospital. “As cirurgias estão sendo agilizadas devido ao comprometimento do Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, que estão possibilitando uma melhora no abastecimento do hospital, proporcionando assim, uma ampliação dos serviços, o que tem gerado um resultado satisfatório”, explica. 

Segundo o superintendente de média e alta complexidade, Dirceu Campelo, atualmente o HGV é o único hospital do Estado que possui equipe especializada na captação de órgãos e de perfusão abdominal atuando 24 horas. “Isso facilita tantos as captações quanto os transplantes", destaca o gestor.

De acordo com o coordenador do Centro Cirúrgico do HGV, Ronaldo José, o aumento das doações de órgãos, graças a gestos solidários de famílias, está possibilitando  a ampliação dos transplantes. “Tivemos assim, mais órgãos disponíveis, o que possibilitou um trabalho sincronizado onde após captação, seleção do pacientes pela Central de Transplante do Estado em 12h após a captação, já entra em ação a equipe de transplante renal, graças ao comprometimento da gestão na aquisição de insumos e equipes especializadas. Essas ações foram fundamentais para o aumento do número de procedimentos”, explica.

Por: Fátima Oliveira