Os mutirões de cirurgias aos sábados no Hospital Getúlio Vargas (HGV) já se tornaram rotina no maior hospital público do estado. Só este ano já foram realizados 23, beneficiando 426 pacientes que aguardavam na fila de espera por uma cirurgia.

"Os mutirões aconteceram aos sábados e contribuíram para agilizar os procedimentos de pacientes que estão aguardando na fila de espera", afirmou o superintendente de Alta e Média complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Só neste sábado (17) , por exemplo, serão beneficiados 49 pacientes nas especialidades de ortopedia (20), oftalmologia (20), urologia (06), cardíaca (01), cirurgia geral (01) e neurologia (01).

A  diretora-geral, Nirvania Carvalho, disse que o HGV tem dado andamento em cirurgias aos sábados desde janeiro deste ano.

 “Até o momento já realizamos mais de 400 cirurgias em caráter de mutirão para ajudar esses pacientes que ainda estão na espera. Isso é uma ação do Programa do Governo do Estado Saúde em Dia, que tem como objetivo zerar as filas de cirurgias eletivas em todo o estado”, explica a gestora.

O HGV é referência em procedimentos de alta complexidade no Piauí, como destaca o secretário de saúde, Antonio Luiz.

"Nosso maior hospital está em pleno funcionamento e realizando cirurgias para reduzir cada vez mais a fila de espera. Estamos trabalhando para cumprir a meta do Saúde em Dia que é zerar as filas até o mês de outubro", afirmou o secretário.