A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) aprovou na Comissão Intergestora Bipartite (CIB), a 3ª etapa do Planejamento Regional Integrado (PRI), que é parte do processo de planejamento do SUS e será integrado ao PPA e ao Plano Estadual de Saúde.

O planejamento deve ser implantado nas quatro macrorregiões do Piauí e está sendo realizado numa parceria do Ministério da Saúde com o Hospital da Beneficência Portuguesa, com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PI), Conselho Estadual de Saúde e o Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Superintendência do Ministério da Saúde no Piauí.

As discussões envolvem gestores e técnicos de saúde, que trazem as prioridades sanitárias de cada região, sendo imprescindível para o fortalecimento das ações governamentais em todo o estado.

Segundo o Gerente da Unidade de Planejamento da Sesapi, Clécio Lopes, a quarta etapa do PRI já está sendo trabalhada pelo Grupo Condutor Estadual (GCE).

“Durante a terceira etapa discutimos os macroproblemas e as prioridades sanitárias para as quatro macrorregiões de saúde do estado e a constituição dos Grupos de Trabalho Macrorregionais (GTM)”, afirma o gerente.