A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação da Saúde da Mulher e da Criança, já treinou 500 profissionais do estado sobre riscos à saúde de gestantes e crianças. As oficinas estão acontecendo desde maio e são destinadas a médicos e enfermeiros da Saúde da Família. 

Nesta quinta-feira (22), por exemplo, a equipe vai ao Território dos Cocais. Na quarta-feira (21) o treinamento ocorreu no Território dos Carnaubais e, na próxima semana, as oficinas acontecem no Território das Mangabeiras (28/06) e Planície Litorânea (5 e 6/07). 

“É um trabalho importante que irá nos ajudar a reduzir a morbimortalidade materno-infantil em todo o Piauí”, disse a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Leila Santos.

Segundo a Coordenadora de Saúde da Mulher, Auzenir Moura Fé, o objetivo das oficinas é melhorar a qualidade da assistência materno-infantil. 

“Quando os fatores de risco são estratificados na Atenção Primária, a gente pode realizar uma intervenção oportuna, evitando as complicações, a gravidade e as mortes”, afirma.

As oficinas, que seguem até julho, procuram apresentar junto aos profissionais de estratégia da saúde da família, a estratificação de risco materno e infantil para identificar os fatores que podem contribuir para o aumento da mortalidade desses dois grupos, e dessa forma estruturar as condutas das equipes de saúde, ajudando a reduzir esses indicadores dentro do estado.