Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) participam, nesta quinta e sexta-feira, do Seminário Descentralizado da Primeira Infância no SUAS, realizado na cidade de Campo Maior para 38 municípios das regiões dos Cocais e Carnaubais. 
O evento faz parte do Pacto pelas Crianças do Piauí que, além da Sesapi, também fazem parte a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos. A primeira-dama do estado e coordenadora do Pacto, Isabel Fonteles, destacou a importância da ação.


"Esse momento é essencial, pois marca o início do nosso Pacto pelas Crianças do Piauí. Estamos aqui para ser um elo entre os entes municipais e o governo do Piauí, para garantir um futuro melhor para nossas crianças. O seminário visa nos ajudar na pactuação das ações", destacou. 
A Sesapi trabalha o pacto levando atendimento para crianças de zero a seis anos, por meio da "Carretinha da Saúde", que vai percorrer o estado levando atendimentos para este público. 
"Iremos prestar serviços na área de oftalmologia, audiometria, com consulta e exames. Estamos explicando aos municípios como o serviço vai acontecer, e também as demais ações do pacto na área da saúde, como a melhoria nos índice de vacinação. Esses seminários também vão ajudar na construção do Plano Estadual da Primeira Infância", destaca a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios,Leila Santos. 


Para entender as necessidades na área da saúde do público da primeira infância dessas regiões, as equipes da Sesapi também estão realizando oficinas durante o seminário.
"Estamos discutindo essas demandas para a elaboração de ações para o estado e municípios fomentarem políticas públicas no âmbito da primeira infância e esse momento de discussão nos ajudam a entender cada demanda" explica a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé. 
O SUAS tem por objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.