A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) iniciou, nesta quinta-feira (22), a 2ª oficina para discussão do Plano Estadual de Saúde. O evento reúne todas as áreas técnicas do órgão na Escola de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) até sexta-feira (23) e também discute a integração com o Plano Plurianual (PPA).

A abertura da oficina foi feita por Clécio Moreira, gerente de planejamento da Diretoria da Unidade de Planejamento (DUP) da Sesapi. Na oportunidade, o gestor elencou que aspectos a serem considerados para o novo Plano Estadual devem estar integrados ao PPA, já que os dois terão o mesmo período de validade.

“Esta é uma oportunidade importante onde trabalhamos a questão do mapa estratégico, missão, valores e objetivos do Plano Estadual de Saúde para o próximo quadriênio de forma integrada com o nosso próximo PPA. Ambos têm a mesma vigência de quatro anos, então estamos trabalhando-os de forma harmônica”, destacou o gerente.

A oficina foi mediada pela enfermeira Rosa Marques, docente de medicina e consultora do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Ela explica que o intuito é compor o Plano Estadual de Saúde com os resultados da 9ª Conferência Estadual de Saúde e as metas do Planejamento Regional Integrado (PRI).

“Estamos trabalhando a compatibilização daquilo que saiu da conferência e os problemas apontados nas oficinas do PRI. A grande inovação é que vamos incorporar os macroproblemas indicados pelos municípios, além de incluirmos as propostas de governo no Plano Estadual de Saúde, que vai orientar o PPA”, explicou a docente.

Na próxima segunda-feira (26), a Sesapi e a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) realizam uma nova oficina para elaboração do PPA na Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI). O encontro visa definir os objetivos, diretrizes setoriais e seleção de indicadores da saúde.