No encerramento do primeiro módulo do “Curso de Atualização em Gestão Hospitalar e Qualidade em Serviços de Saúde”, promovido pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) através da Escola de Saúde Pública (ESP), os diretores dos hospitais da rede pública estadual aprofundaram as discussões de como melhorar o atendimento ao usuário.

No primeiro módulo do curso, iniciado na quinta-feira (29) e concluído nesta sexta-feira (30), os diretores participaram de discussões sobre gestão de trabalho, de pessoas e financeira, além de palestras sobre vigilância em saúde, segurança do paciente e educação na saúde. Ao final, os participantes elaboraram um projeto de intervenção.

Para Evandro César, diretor do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, unidade localizada em São Raimundo Nonato que atende a 21 municípios da região Sul, o curso é uma iniciativa positiva para a saúde pública piauiense. “Vamos melhorar os fluxos e processos de trabalho, otimizar tempo e economizar recursos”, destacou.

O principal objetivo do curso é fortalecer, atualizar e qualificar gestores dos hospitais estaduais, levando informações que possam permitir desenvolver as competências essenciais para atuação como gestores hospitalares, com visão focada em resultados sociais e competência técnica nos diferentes cenários do SUS.

"Esse curso visa aprimorar o conhecimento na gestão, aproveitar a experiência que todos os gestores tiveram ao longo da sua carreira e fazer com que eles possam aprimorar e trazer bons resultados na saúde pública do nosso estado”, concluiu Jefferson Campelo, superintendente de gestão administrativa da Sesapi.

Na avaliação de Gabriel Mauriz, diretor do Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, o curso é uma importante ação para capacitar os gestores e melhorar o atendimento aos usuários. “São conhecimentos técnicos para que a população tenha um atendimento de excelência quando buscarem a rede pública estadual na parte hospitalar”, disse.

Os outros três módulos acontecem nos próximos dias 06 e 07 de julho; 20 e 21 de julho e 03 e 04 de agosto. Entre as atividades estão discussões e apresentações sobre gestão de trabalho, gestão de pessoas, gestão financeira, vigilância em saúde e segurança do paciente, entre outros temas.