A dona de casa Teresa Cristina, mãe do pequeno Marcos Christian, foi uma das primeiras a chegar à Carretinha da Saúde, em Luis Correia, para realizar a consulta oftalmológica do filho. O serviço iniciou nesta terça-feira (4) e conta ainda com atendimentos odontológicos e de fonoaudiologia.

Os exames apontaram que o filho da dona de casa terá que usar óculos, o que vai possibilitar mais qualidade de vida e melhora no desempenho escolar.

"Minha mãe é cega e eu já uso óculos e ter a possibilidade de descobrir esse problema na vista dele (filho) bem cedo é importante demais, e ainda mais que ele vai ganhar o óculos que vai ajudar ele na escola. Estou muito satisfeita e meu filho vai poder enxergar melhor", relatou.

Durante 11 dias, crianças de zero a seis anos de idade das cidades de Luís Correia e Cajueiro da Praia poderão contar com os serviços especializados oferecidos pela Carretinha da Saúde, projeto idealizado pela primeira-dama do estado, Isabel Fonteles, por meio do Pacto Pelas Crianças do Piauí.

O veículo permanece até o dia 14 de julho na Avenida Prefeito Antônio de Pádua da Costa Lima, em frente ao CRAS, no Centro da cidade. Os atendimentos são feitos por meio de agendamento com as secretárias de saúde dos municípios.

O primeiro dia de atendimento contou com a participação da coordenadora do Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles.

"Estamos em Luís Correia inaugurando os serviços da Carretinha da Saúde, levando atendimentos de oftalmologia, fonoaudiologia e saúde bucal para as crianças de zero a seis anos. Se precisarem de óculos, as crianças poderão escolher suas armações e em outro momento voltaremos aqui para fazer a entrega desses óculos", destacou a coordenadora.

A carretinha é uma ação do Pacto Pelas Crianças, que tem por finalidade planejar e intermediar a implementação de políticas públicas transversais de cuidado com a primeira infância, levando atendimento odontológico, oftalmológico e fonoaudiólogo para crianças.

A carretinha vai atender os pacientes de Luís Correia de 04 a 13 de Julho. A partir de 14 de julho os atendimentos serão direcionados para as crianças de Cajueiro da Praia, que serão levadas ao local de atendimento em Luís Correia pela prefeitura municipal. Em seguida, o veículo será levado para o atendimento das crianças da cidade de Parnaíba.

"Estamos muito felizes com o início desses trabalhos aqui na região Norte e temos a previsão de atender 417 crianças na cidade Luís Correia. Para Cajueiro da Praia, a estimativa é de 136 sendo beneficiadas pelo serviço. Já no território da Planície Litorânea serão 11 municípios contemplados, e esperamos levar os serviços para mais de mais de 7.700 crianças", destaca Leila Santos, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi.