A Secretaria de Saúde  do Piauí (Sesapi), por meio da Superintendência de Gestão da Administração (SUGAD), iniciou na manhã desta sexta-feira (7) o segundo módulo do “Curso de Atualização em Gestão Hospitalar e Qualidade em Serviços de Saúde” com diretores e equipe técnica de todos os hospitais da rede pública estadual. 

As aulas acontecem na Escola de Gestão e Controle (EGC) do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Esse curso é uma iniciativa muito importante e fundamental para termos uma gestão integrada, participativa, organizada e com resultados cada vez mais promissores”, afirma Jefferson Campelo, superintendente da SUGAD. 

O curso é uma ação da Sesapi que busca qualificar e atualizar os gestores dos hospitais estaduais, permitindo assim o desenvolvimento de competências que permitam uma atuação que resulte em melhores resultados dos serviços prestados pelos hospitais, tanto na área técnica como na área social.

Neste segundo módulo, serão trabalhados temas como o uso do Sistema Eletrônico de Informação (SEI!) e a gestão  financeira, contábil e de pessoas em instituições hospitalares. “São áreas estratégicas para qualquer instituição, seja ela pública ou privada”, destaca Aline Pessoa, diretora operacional do Hospital São Marcos e facilitadora do curso. 

Ainda nesta segunda etapa do curso, os diretores e técnicos irão trabalhar o planejamento estratégico  das instituições de saúde. “São temas importantíssimos dentro da gestão hospitalar, onde cada gestor vai poder interagir para traçar melhorar suas ações e, evidentemente, obter melhores resultados”, conclui Campelo.  

No primeiro módulo do curso, os participantes discutiram sobre assuntos sobre vigilância em saúde, segurança do paciente e educação na saúde. Ao final, os participantes elaboraram um projeto de intervenção. A segunda etapa será concluída nesta sexta-feira (7) e a conclusão está prevista para os dias 03 e 04 de agosto.