O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), entregou nesta quinta-feira (13) a reforma e modernização do Centro de Fisioterapia do Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcante, no município de Corrente.

Foram investidos R$ 60 mil na reforma da antiga estrutura do espaço, que havia paralisado suas atividades em 2020 para abrigar um centro de tratamento da Covid-19 durante a pandemia.

Já em equipamentos, os investimentos chegaram a R$ 80 mil e foram adquiridos por meio da Sesapi e Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID).

Todos os recursos investidos no espaço são do Tesouro Estadual.

O Centro de Fisioterapia do Hospital Regional de Corrente tem capacidade para realizar mais de 40 atendimentos por dia com uma equipe de seis fisioterapeutas.

Cariolano Ribeiro dos Santos de 75, paciente do Centro de Fisioterapia, teve um AVC e ficou com o lado direito do corpo paralisado.  “Fiquei internado 4 dias no Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcante, onde já iniciei o tratamento com fisioterapia. Com a alta hospitalar iniciei as sessões no Centro de Fisioterapia do hospital. Já foram realizadas 20 sessões, e duas vezes por semana estou indo ao Centro realizar as sessões de fisioterapia”, conta.

Segundo a fisioterapeuta Leandra Marília,  o Cariolano irá permanecer realizando as sessões no Centro de Fisioterapia até conseguir recuperar força, movimento e equilíbrio. “ O Sr. Cariolano chegou no Hospital de Corrente no final do mês de maio, com hemiplegia à direita, ficou internado por 4 dias, nestes dias a equipe de fisioterapia atendia-o no período da manhã e no período da tarde, ao receber alta já estava deambulando com auxílio de outras pessoas. Logo iniciou as sessões de fisioterapia aqui no Centro de Fisioterapia do Hospital Regional João Pacheco Cavalcante, onde tem obtido grande melhora na força, movimento e equilíbrio. Atualmente consegue percorrer longa distância sozinho, apenas com auxílio de muletas canadenses e continuará fazendo as sessões de fisioterapia neste local até conseguir ter liberdade para realizar suas atividades de vida diária e assim retornar para a cidade onde mora, Sebastião Barros”, destaca.

Alexsandro Rabelo de Araújo, diretor do hospital explica sobre a importância do Centro. “A reabertura do Centro de Fisioterapia beneficia os pacientes que estão com movimentos e funções ameaçados devido a fatores como lesões, doenças, distúrbios, envelhecimento, dores, entre outros”, explica o diretor.

Durante o evento o governador Rafael Fonteles assinou ordem de serviço para a construção de uma  Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos. Segundo o Superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo a UTI irá melhorar a qualidade assistencial no hospital. “Com a  implantação dos leitos de UTI no Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcante, a Sesapi vai conseguir ampliar a capacidade desta unidade de saúde em atendimentos mais especializados e a na realização de cirurgias mais avançadas”, conclui o superintendente.

O governador Rafael Fonteles reforça que irá investir na saúde nas quatro macro regiões e no extremo Sul do estado, melhorando o atendimento de média e alta complexidade e também a atenção primária. “Estou investindo na melhoria do atendimento à saúde do estado. Oferencendo atendimentos com melhor qualidade, estrutura física e profissionais, com o objetivo de salvar vidas”, pontua.