A Carretinha da Saúde iniciou nesta segunda-feira (17) os atendimentos em Monte Alegre do Piauí. Estão sendo beneficiadas crianças de 0 a 06 anos de idade. O veículo está estacionado na Praça da Catedral.

A previsão é que o serviço realize mais de mil atendimentos, conforme informado pela prefeitura municipal, nas áreas de odontologia, fonoaudiologia e oftalmologia.

Anteriormente, a unidade da carretinha esteve presente no município de Bom Jesus, onde foram realizados 854 atendimentos nas três especialidades.

A Carretinha de Saúde é uma das ações do Pacto Pelas Crianças, que tem por finalidade planejar e intermediar a implementação de ações e políticas públicas transversais de cuidado com a Primeira Infância, pactuando com agentes públicos dos diferentes entes federativos, com os demais poderes e com representantes da sociedade civil organizada. O serviço conta hoje com duas unidades que atendem simultaneamente as regiões norte e sul do estado.

Além das três especialidades que estão realizando atendimentos nas carretinhas, o serviço busca ainda a atualização da caderneta de vacinação das crianças buscando aumentar os índices de imunização da população infantil do Piauí.

Até o momento, as unidades da carretinha já estiveram presentes nos municípios de Luís Correia e Bom Jesus, atendendo as demandas dos municípios de Luís Correia, Cajueiro da Praia, Bom Jesus, Currais e Santa Luz.

Desde o início dos serviços já foram realizados 1.748 atendimentos, sendo 511 na área odontológica, 517 atendimentos de fonoaudiologia e 720 atendimentos oftalmológicos. 223 crianças também receberam prescrição de óculos, que serão produzidos e entregues em breve pelo serviço.

“Tivemos um bom resultado nos primeiros municípios onde as unidades da carretinha iniciaram os serviços. Pedimos agora que os pais procurem os seus municípios para terem o encaminhamento até o serviço e possamos cuidar da saúde de nossas crianças”, disse a superintendente de atenção primária a saúde e municípios da Sesapi, Leila Santos.